Notícias

Livraria Preferida 2018

A APEL vai promover, como já tem vindo a ser habitual, a votação da “Livraria Preferida” dos portugueses.

Eleger a sua «Livraria Preferida» passa a ser, até ao próximo dia 25 de maio – data em que arranca mais uma edição da Feira do Livro de Lisboa -, a missão de todos os portugueses, que, para poderem votar, apenas têm que aceder ao questionário disponível clicando na imagem abaixo:

Esta iniciativa torna-se particularmente relevante pela valorização e visibilidade que se pretende dar a estes espaços tão importantes na promoção do livro e dos hábitos de leitura.

A Livraria Preferida incentiva os portugueses a votar igualmente noutras categorias definidas para este concurso, tais como: Melhor Ambiente, Melhor Atendimento, Melhor Catálogo e Prémio Conveniência de Serviços.

Os prémios serão entregues durante a 88.ª Feira do Livro de Lisboa, que decorre entre os dias 25 de maio e 13 de junho.

A «Livraria Preferida» é uma iniciativa promovida pela APEL no âmbito do projeto Ler em Todo Lado, e tem como principal objetivo a promoção dos hábitos de leitura, junto de diversos públicos, em diferentes locais e através de diversas ações.

Ler em Todo Lado 2016

O Ler em Todo Lado está de volta. Uma vez mais sob a égide da APEL e da Câmara Municipal de Lisboa, muitas serão as atividades a decorrer durante o mês de abril.

As bibliotecas da cidade de Lisboa e livrarias  têm uma vasta oferta de iniciativas a pensar em toda a família.

Em breve teremos mais novidades na área reservada à Programação.

Em abril, cultivar o amor aos livros

No dia 23 de abril, para comemorar o dia mundial do livro, as Livrarias Bertrand vão libertar mais de mil (1000) livros por todo o país, em autocarros, jardins, estações de metro e outros transportes públicos.

Esta ação vai decorrer em 28 cidades onde a Bertrand está presente. Os leitores são convidados a fotografar os seus achados e publicar a fotografias usando as referências #bookcrossing e #livrariasbertrand, no facebook e instagram

Ainda para celebrar o mês do Dia Mundial do Livro – comemorado a 23 de abril, decretado pela Unesco e coincidente com a morte de Miguel de Cervantes e o nascimento de Nabokov – as livrarias Bertrand publicam mais um número da Somos Livros, com um conto inédito de Afonso Reis Cabral, entrevista com o autor britânico Jeffrey Archer  e catálogo de descontos.

Bertrand

“Just a Change” – Campanha de Recolha de Fundos a Favor do Projeto de Reabilitação do Bairro da Serafina

O projeto de reabilitação do Bairro da Serafina consiste em remodelar 60 casas nesta localização, nos próximos 3 anos (até 2018). O projeto pretende mobilizar os jovens universitários como voluntários nas obras, coordenados por técnicos especializados cedidos pela Junta de Freguesia de Campolide, ao abrigo da parceria já estabelecida. Após identificação das famílias, inicia-se o projeto de reabilitação de acordo com as necessidades da família e o estado de degradação da sua casa. Durante as etapas de obra o Just a Change foca-se em criar uma relação com os seus beneficiários. Através de dinâmicas de interação com as famílias, o Just a Change atribui à obra uma dimensão humana e de convívio. Nesta etapa o Just a Change mobiliza os próprios beneficiários na contribuição para a obra. Seja de que forma for, o facto de o beneficiário contribuir para a execução da obra permite que este seja agente da sua própria mudança. Para além de toda a pedagogia inserida nesta abordagem, esta também devolve maior dignidade ao beneficiário que não é visto como alguém inútil à solução, antes pelo contrário.

O Just a Change é uma Associação sem Fins Lucrativos que tem como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional. Mobilizando todos os recursos necessários à execução de uma obra, o Just a Change trabalha para devolver a dignidade habitacional às famílias mais necessitadas. Com um grande foco na construção de relações de amizade com as famílias que apoia, o Just a Change pretende criar “Apenas uma mudança” nas suas vidas, na esperança que essa mudança se torne num ponto de viragem para um vida mais esperançosa e alegre. Ao mesmo tempo o Just a Change mobiliza os jovens universitários como voluntários nas obras de forma a fazê-los parte da solução à Pobreza Habitacional, acreditando que estes assumirão uma posição mais solidária e comprometida com a sociedade no resto das suas vidas.

A campanha estará comunicada nos espaços das três livrarias LeYa da cidade de Lisboa onde também estarão caixas de donativos nas quais as pessoas poderão deixar o seu contributo. A campanha estará ativa durante todo o mês de abril e prolonga-se, depois, até ao verão.

Just a Change Just_a_Change

“Ler em Todo Lado” de regresso

Abril é o mês do livro! As livrarias vão contribuir para que esta data faça cada vez mais parte do calendário dos portugueses. As suas agendas irão extravasar a alegria da leitura: promoções, workshops, conferências e debates, encontros com autores, apresentações de livros, oficinas e atividades para os mais pequenos, maratonas de leitura, sessões de autógrafos…

Venha comemorar o mês de abril nas livrarias, venha Ler Em Todo Lado! Acompanhe o programa de atividades.

Comemoração do 1.º aniversário da Biblioteca dos Coruchéus (23 de abril)

Um brinde ao 1.º aniversário
Imaginar de olhos abertos. Inspirar com ioga. Crescer com o bairro. Teclar em família. E ler.

No passado dia 23 abril comemorámos o 1º aniversário da nossa mais recente biblioteca, BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS.

PROGRAMA:

Conto bem-disposto
10H30, na Sala Infantil
Um conto e boa disposição, por Maria José Leite (BLX) e RaphaëlleNoden (Soul Palace).
Público-alvo: Jardins-de-Infância
Entrada livre mediante inscrição prévia para bib.corucheus@cm-lisboa.pt | T. 21 817 20 49

Saúde Mais Próxima – rastreios respiratórios
das 10H00 às 17H00, no exterior da biblioteca
Realização de rastreios respiratórios pela equipa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

DSC_0236

Respirar, relaxar e sonhar
10H45, na Sala Multiusos
Partindo dos princípios do Yoga, a atividade Respirar, Relaxar e Sonhar, pensada para um público sénior, mas aberta a qualquer idade, pretende reativar de forma consciente três aspetos fundamentais da nossa vida: a Respiração, o Relaxamento e a Capacidade consciente de Sonhar, trazendo à mente imagens e situações aparentemente distantes tornando-as o aqui e agora do momento presente.
Público-alvo: Seniores
Entrada livre mediante inscrição prévia para bib.corucheus@cm-lisboa.pt | T. 21 817 20 49

Apresentação do fotolivro Biblioteca dos Coruchéus
14H30, na Sala Multiusos
Sara Roberto, aluna do Curso de Fotografia da Escola Profissional Magestil, apresentará o fotolivro que resulta do seu trabalho de estágio nesta biblioteca.

DSC_0173  DSC_0193

Atelier de Manga
15H00, na Sala Infantil
Atelier de manga desenvolvido pela Banzai
Público alvo: Escolas
Entrada livre mediante inscrição prévia para bib.corucheus@cm-lisboa.pt / 21 817 20 49

DSC_0259  DSC_0230

A Biblioteca dos Coruchéus vista das estrelas: uma abordagem astrológica
16H00, na Sala Multiusos
No seguimento da atividade Conversas Astrológicas, desenvolvida nesta biblioteca, Maria Paula Bravo e Fátima Valente desenvolverão o tema do Mapa Astrológico da Biblioteca, partindo da data e hora de inauguração da mesma.

DSC_0282

Concerto de gongos e taças tibetanas
17H00, na Sala Multiusos
Um concerto de gongos e taças tibetanas, por RaphaëlleNoden do Soul Palace.

DSC_0316  DSC_0326

Veja as fotografias no Facebook das Bibliotecas de Lisboa.