ABECEDÁRIO – Festival da Palavra

De 8 a 11 de março deste ano, vai realizar-se em Lisboa um festival literário com o objectivo de promover as livrarias de rua fazendo-o através da homenagem a uma palavra.

É o Abecedário_ Festival da Palavra e a palavra escolhida para a primeira edição é FRONTEIRA.

É promovido pela Cabine de Leitura da Praça de Londres com a colaboração das Livrarias Barata, Tigre de Papel e Leituria. O Abecedário conta com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Câmara Municipal de Lisboa, das Juntas da Freguesia, da APEL e da Fundação Altice.

Procurará explorar os vários sentidos da palavra fronteira: real, geográfica, natural, económica, cultural, religiosa, social, tecnológica, psicológica, de pensamento, realizando uma análise da atualidade e das perspectivas face ao futuro, na visão de escritores, pensadores, encenadores, realizadores, artistas plásticos, gestores culturais e músicos lusófonos, através da realização de tertúlias, cafés literários, declamações e concertos, que terão lugar durante 4 dias, em 3 livrarias, 4 bibliotecas (Coruchéus, Galveias, São Lazaro e Cabine de Leitura) e 3 cafés (Vává, Mexicana e Império), de 4 freguesias de Lisboa (Areeiro, Arroios, Alvalade e Avenidas Novas).

O Abecedário_2019 terá três grandes áreas temáticas:

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

TERRITÓRIOS SEM FRONTEIRAS

ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

A primeira área decorrerá nas 3 livrarias sendo composta por conversas com escritores, poetas e criadores em 6 painéis: O CÉU É O LIMITE? / PENSO, LOGO EXISTO./TUDO TEM UM PREÇO? / TRANSPOR BARREIRAS, REPENSAR LIMITES. / AMOR SEM FIM. / A ARTE FALA.

A segunda, que decorrerá nos cafés e bibliotecas, será constituída por debates e tertúlias com sociólogos, pedagogos e gestores, e terá igualmente 6 painéis: UM MUNDO GLOBAL. / O PAÍS REAL. / UMA CIDADE SEM FRONTEIRAS. / LIVRARIAS E EDITORAS, IRMÃS DESAVINDAS? / IDENTIDADE HERANÇA OU CONSTRUÇÃO? / A CULTURA NÃO TEM FRONTEIRAS.

A última área será dedicada a concertos de música, contadores de histórias e declamações de poesia a terem lugar na Cabine de Leitura e nos restantes espaços do festival.

ABECEDÁRIO Festival da Palavra
8 a 11 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − 14 =